terça-feira, 22 de abril de 2014

Conceito e informações primordiais

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões, dentro e fora da empresa, controla todo o patrimônio da empresa, e mantém atualizado os ativos, passivos, despesas e receitas da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e torna obrigatória para a maioria das empresas.

Os usuários da contabilidade são as pessoas que se utilizam da mesma, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade suas respostas, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. São eles: gerentes, administradores, fornecedores, bancos, governo, empregados, sindicatos, concorrentes, etc.

Podemos chamar as regras básicas da contabilidade de ‘’Pilares da Contabilidade’’, genericamente chamados de princípios contábeis.  São dois princípios, o da entidade, e o da continuidade. O princípio da entidade, diz que o patrimônio da empresa, não se mistura com o patrimônio do dono ou sócio, ou seja, não se pode pegar o dinheiro da empresa para pagar contas do dono, ou vice-versa. O segundo princípio, o da continuidade, baseia-se no pressuposto de que a empresa é algo em andamento, em continuidade, que funcionará por prazo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário