A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações
úteis para a tomada de decisões, dentro e fora da empresa, controla todo o
patrimônio da empresa, e mantém atualizado os ativos, passivos, despesas e
receitas da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as
pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a
utilizar-se dela para arrecadar impostos e torna obrigatória para a maioria das
empresas.
Os usuários da contabilidade são as pessoas que se utilizam da mesma, que se
interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade suas respostas,
tanto pessoas físicas, quanto jurídicas. São eles: gerentes, administradores,
fornecedores, bancos, governo, empregados, sindicatos, concorrentes, etc.
Podemos chamar as regras básicas da contabilidade de ‘’Pilares da Contabilidade’’,
genericamente chamados de princípios contábeis. São dois princípios, o da entidade, e o da
continuidade. O princípio da entidade, diz que o patrimônio da empresa, não se
mistura com o patrimônio do dono ou sócio, ou seja, não se pode pegar o
dinheiro da empresa para pagar contas do dono, ou vice-versa. O segundo
princípio, o da continuidade, baseia-se no pressuposto de que a empresa é algo
em andamento, em continuidade, que funcionará por prazo indeterminado.
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